Tags

, , , ,

Têm muita gente que acha que cantar é fácil, e é fácil mesmo! Ser cantor que é difícil.
Existe muita confusão com o fato de alguém ser afinado e ser chamado de cantor, e ser cantor de verdade. É a mesma coisa de alguém só saber tocar acordes no violão e ser chamado de violonista.
Cantar bem, muita gente canta! Ter um timbre bonito, muita gente têm! Então não é porque você consegue cantar meia dúzia de músicas sem desafinar que você é um cantor.
Eu estudo canto e pretendo me tornar profissional e, sinceramente, não chego nem perto de ser uma cantora de verdade.
Se você é um cantor de verdade, você é um músico, se você não é cantor de verdade, você apenas canta, e isso serve para os outros instrumentos, usei a voz de exemplo porque é o mais próximo da minha realidade.
Mas tem um assunto indispensável que divide outros dois mundos que surgem após o assunto que estava sendo tratado até agora, que é uma triste verdade: O fato de você ser músico, não te faz um artista. Uma coisa não tem nada a ver com a outra, são realidades muito distantes. É a diferença entre quem gosta de um quadro e quem pintou o quadro.
O músico executa o instrumento profissionalmente,o artista é músico e não necessariamente é profissional no instrumento que toca.Louco, né? O artista cumpre o papel da existência da música no mundo, não é necessário que ele seja profissional no instrumento, ele nasceu profissional na sensibilidade, que não tem como ser ensinada, ou você nasce sem, ou você nasce com. E a música é a linguagem dos sentimentos, ou como diria Beethoven “É a linguagem de Deus”, um idioma místico.
Por exemplo, Simon&Garfunkel! Eles não são violonistas, eles não são cantores, e são geniais! Talvez, você não goste desse exemplo que eu dei, mas você não pode negar que eles deram muito certo! A música deles é muito simples, talvez, um compositor de música clássica não consiga fazer nada assim nunca! A beleza da simplicidade é mais difícil do que a da complexidade, justamente pelo fato de ser simples, justamente pelo fato de ser uma arte.

Simon&Garfunkel

Anúncios